Covilhã: Julgamento de ortopedista acusado de violação e coação sexual começa em junho

O início do julgamento do médico que exercia funções no CHUCB, e agora formalmente acusado de violação e coação sexual, está marcado para dia 21 de junho.

A acusação formal foi deduzida pelo Ministério Público e está publicada na sua página na Internet.


Na acusação é referido que os crimes tiveram lugar em ambiente hospitalar, no CHUCB, onde o arguido, médico ortopedista, exercia funções e terão ocorrido entre janeiro e outubro de 2020.

Recorde-se que em julho de 2021 o Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) confirmou ter informado a Ordem dos Médicos e a Policia Judiciária de alegados abusos sexuais por parte de um médico da Unidade Hospitalar, afirmando ser “da competência exclusiva desta Ordem, o conhecimento de presumível responsabilidade disciplinar dos médicos”.

Explicava que estas participações foram efetuadas logo que recebeu a queixa de duas utentes “que relatam factos, que podem configurar ilícitos dessa natureza” e que o fez, uma vez que não tem “a possibilidade de carrear prova sólida, relativamente aos factos apresentados pelas queixosas”. 

Também nessa altura o CHUCB avançou que, “determinou instaurar a abertura de processo de inquérito, para aferir da veracidade das mesmas, tendo para o efeito, e em prol do rigor e transparência que se impõem, nomeado um instrutor externo ao Hospital, proveniente da área jurídica”, esclarece ainda o CHUCB.

Foi também em 16 julho de 2021 que a Polícia Judiciária da Guarda informou que deteve o presumível autor de um crime de violação e quatro crimes de coação sexual, ocorridos ao longo dos últimos meses, sobre três vítimas diferentes, em ambiente hospitalar na Covilhã.

O inquérito foi dirigido pelo Departamento de Instrução e Ação penal de Castelo Branco, com a coadjuvação do Departamento de Investigação Criminal da Polícia Judiciária da Guarda.

A acusação formal está efetuada e o julgamento tem a primeira sessão agendada para 21 de junho