Fornos D’Argemela: Evento no Barco foi um êxito e prova que destruir a serra será criminoso

A iniciativa Fornos D’Argemela, que decorreu no Barco no último sábado, promovida pela União de Freguesia do Barco e Coutada e pela Comissão de Festas, foi um êxito, tanto pela adesão da população e visitantes, como pelo convívio e pela promoção da gastronomia, disse, em declarações à Rádio Clube da Covilhã, o presidente da Junta de Freguesia.

Durante a emissão da RCC em direto do evento, Vítor Fernandes afirma que “este foi um dia interessante que permitiu dinamizar a freguesia”.  


Um evento que tem por objetivo divulgar a gastronomia local, com destaque para o feijão do forno, rei da festa, mas também “dar a conhecer o Barco noutras vertentes”, vincou o autarca.

Num claro convite a que se visite a freguesia mesmo depois do evento, revela que dentro de dias, e depois das contingências provocadas pela pandemia nos últimos dois anos, a Piscina do Barco vai reabrir. O espaço foi alvo de “obras de manutenção e restauro”, avança ainda o presidente, frisando que terá “um relvado remodelado e está pronto para que todos possam ali passar um verão diferente”.

O ex-libris da freguesia é a Serra da Argemela, e mesmo em momentos de festa, não se esquece que a serra é “a vizinha” que todos visitam, para caminhadas e não só, e que está ameaçada pela possível exploração de Lítio.

“A Argemela é o espaço por excelência de gozo, recreio e tranquilidade, que as pessoas utilizam. Quem quiser desporto e recreio pode vir. A todo o momento passam por aqui grupos de BTT e outros para usar a Argemela”, descreve o presidente de junta, falando da qualidade de vida, da água do Zêzere que corre no sopé, no ar, no clima, no silêncio e nos sons da natureza. “Que este monumento não seja beliscado na sua beleza, que continue a ser do Barco”, reforça.

O autarca afirma mesmo que “alguém que se atreva a mexer na Argemela está a cometer um crime” não só em termos ambientais, mas também no que é a qualidade de vida das populações e de todos aqueles que escolheram viver naquela região.