Livro de Ana Marques Pereira sobre receitas antigas do Dominguizo apresentado na Covilhã

Ana Marques Pereira apresenta no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o livro “Cadernos do Dominguizo: Receituário da família Leal Castello Branco, início do século XIX”. A cerimónia está marcada para dia 27 de maio.

Trata-se de um estudo e transcrição de cadernos manuscritos da Casa do Espírito Santo, no Dominguizo, onde viveram vários elementos da família Leal Castello-Branco, nomeadamente a Viscondessa do Dominguizo.


O conteúdo dos manuscritos revela mais de 200 receitas de culinária que documentam uma realidade local à época, bem como a riqueza e cosmopolitismo desta família nobre da Beira Baixa.

Ana Marques Pereira é médica e investigadora em História da Alimentação com vários livros publicados: Mesa Real; Cozinhas. Espaço e Arquitectura; A manteiga em Portugal; Receitas e Truques para Doentes Oncológicos; Licores de Portugal (1889-1980); Ginjinha Portuguesa; Do comer e do falar… (Prémio da Academia de Gastronomia Portuguesa em 2016) e Vestir a Mesa (Menção Honrosa em Portugal Cookbook Fair de 2019). Colaborou nos livros Bragança Marca a História e Mesa dos Reis de Portugal. Responsável pelo blogue Garfadas online.

A cerimónia terá início pelas 18:00 e contará com a apresentação do escritor Manuel da Silva Ramos.