Penamacor: Município arranca com primeiras Jornadas de Religiosidade Popular

O Município de Penamacor, através do Museu Municipal e em parceria com o Instituto de Investigações Antropológicas de Castela e Leão de Salamanca e a Santa Casa da Misericórdia de Penamacor, vai realizar as primeiras Jornadas de Religiosidade Popular.

A edição de estreia deste evento vai decorrer no dia 21 de maio, no Auditório da Santa Casa da Misericórdia, contando com a participação de oradores académicos dos dois lados da raia, portuguesa e espanhola, sobre o tema.


Sob o mote “Cultos e Romarias na Raia Ibérica”, esta iniciativa pretende estabelecer uma abordagem académica sobre os cultos regionais e locais, valorizar os estudos das romarias e culturas populares neste território e preservar a memória como ato de salvaguarda do património cultural identitário da região.

O programa conta, além de várias apresentações sobre a temática em causa, com a apresentação dos cânticos da Nossa Sra. da Póvoa, da N. Sra. da Azenha, de Sta. Luzia e de N. Sra. do Almurtão por grupos de pessoas das comunidades afetas a cada culto.

A inscrição para o evento é gratuita mas obrigatória e pode ser efetuada junto do Museu Municipal de Penamacor.