Pianista covilhanense Lígia Madeira ganha prémio Play de melhor álbum de música clássica

Portuguese Music for Piano Duo, da pianista covilhanense Lígia Madeira e Luís Duarte, foi considerado o melhor álbum na categoria de música clássica/erudita na edição deste ano dos prémios Play- Prémios da Musica Portuguesa, que foi entregue ontem à noite.

Com temas de Fernando Lapa, Sérgio Azevedo, António Victorino d’Almeida, Fernando Lopes-Graça, José Viana da Mota, é um álbum que “tanto nos orgulha, da música portuguesa e dos seus criadores”, escreveu nas redes socias Lígia Madeira quando teve conhecimento da nomeação para o prémio.


Natural da Covilhã, Lígia Madeira é uma pianista que tem vindo a desenvolver-se através de uma atividade eclética, numa contínua procura técnica e interpretativa. Começou no Conservatório Regional de Musica da Covilhã e em 1999 ingressa no Conservatório de Música do Porto, na classe de Maria José Souza Guedes, onde conclui o Curso Complementar de Piano com a máxima classificação.

Licenciou-se na ESMAE, Escola Superior de Artes do Espetáculo no Porto, onde concluiu também o mestrado.

Paralelamente, estudou ao abrigo do programa Erasmus na Academia de Música Franz Liszt em Budapeste, e completou uma pós-graduação em piano no Conservatório de Música de Saragoça. Em 2014, conclui o Mestrado em Ensino de Música na Universidade de Aveiro.

Distinguida em vários concursos e apoiada por uma bolsa de estudo da Yamaha Music Foundation of Europe, apresentou-se enquanto solista com a Orquestra Sinfónica da ESMAE e com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.

Apresenta regularmente o seu trabalho a solo e de música de câmara em vários países, em colaboração com compositores como Hugo Vasco Reis ou António Pinho Vargas para a estreia de novas obras, e em colaboração com músicos tão diversos como Ana Bela Chaves ou Drumming — Grupo de Percussão. Mantém um trabalho regular com o flautista Marco Pereira, o violetista António José Pereira e o pianista Luís Duarte — com quem lançou, em 2021, o CD Portuguese Music for Piano Duo, na editora Brilliant Classics.

É professora de piano no Conservatório de Música do Porto e na Escola Profissional de Música de Espinho, onde tem aprofundado e desenvolvido a sua abordagem pedagógica ao instrumento.