WOOL: Festival de Arte Urbana da Covilhã regressa em junho

WOOL, o mais antigo festival de arte urbana de Portugal, está de volta para mais uma edição a decorrer na cidade da Covilhã. O evento volta a trazer o melhor da arte urbana nacional e internacional entre 11 e 19 de junho.

Na Covilhã irão estar Cinta Vidal, uma das mais talentosas e reconhecidas artistas internacionais da atualidade, o duo Reskate, uma dupla de artistas visuais de Barcelona, cujo trabalho é fortemente influenciado pela pintura clássica de letreiros, pela cultura popular e o design gráfico, e os portugueses Ruído, projeto criativo que junta os artistas Draw e Contra, cujo trabalho se materializa num perfeito diálogo simbiótico entre o universo monocromático, figurativo e profundamente humano de Draw, e a abordagem colorida, abstrata, geométrica e textural de Contra, e Francis.co, que se retrata como ilustrador compulsivo. Irá atuar na zona da antiga Judiaria da cidade da Covilhã, uma área que só por si lhe proporcionará muito material de trabalho para a sua proposta.


No que se refere à restante programação desta 9.ª edição do WOOL, destaca-se a apresentação do resultado da residência artística de desenho realizada na edição anterior por Nuno Sarmento. Este rolo, que é também um retrato da Covilhã, será apresentado no New Hand Lab. Mas para memória futura e acessível a todos, será colocada uma réplica aumentada na Ponte Pedonal sobre a Ribeira da Carpinteira.

O artista visual e ilustrador Mantraste foi convidado a orientar uma acção comunitária, que terá como missão criar e ‘atualizar’ a mítica tapeçaria em exposição na Galeria António Lopes – “Covilhã: cidade fábrica, cidade granja”. O artista irá igualmente desenvolver um workshop de ilustração em plasticina.

Já em tom de fecho do WOOL 2022, o músico e produtor Fred irá apresentar ao vivo, no Miradouro das Portas do Sol, o seu mais recente trabalho “Series Vol.1 – Madlib”, uma espécie de tributo à obra do músico e produtor reconhecido internacionalmente.

Como é já usual, o WOOL 2022 conta ainda com as visitas guiadas (a pé e em tuk tuk eléctrico) orientadas por membro fundador do WOOL.