Mutualista Covilhanense vence prémio nacional “Inovar para Melhorar”

A Mutualista Covilhanense é a vencedora da edição deste ano do Prémio “Inovar para Melhorar”, distinção atribuída anualmente pela União das Mutualidades Portuguesas ao melhor projeto nacional desenvolvido no seio do movimento mutualista, considerado modelo de inovação e exemplo de boas práticas.

O projeto contemplado foi a Casa de Acolhimento de Crianças e Jovens Estrangeiras Não Acompanhados, instalada na Casa Moura, valência que desde dezembro de 2020 acolhe menores de idade oriundos de campos de refugiados da Grécia, onde chegaram sem pais ou adultos que por eles sejam responsáveis.


O anúncio foi feito durante as comemorações do Dia Nacional do Mutualismo, que decorreram durante a última sexta-feira, dia 27, em Vila Nova de Gaia, e o galardão foi entregue a Nelson Silva, presidente da Direção da Mutualista Covilhanense, pelas mãos de Manuel Maio, da CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.

“É para nós uma enorme honra sermos distinguidos com este prémio, que vem reconhecer todo um trabalho na área da ajuda humanitária que temos vindo a desenvolver e que, dada a nobreza da causa, foi um projeto que decidimos abraçar desde a primeira hora”, reage Nelson Silva. A Casa de Acolhimento da Mutualista Covilhanense foi criada ao abrigo de um compromisso assumido pelo Estado português em 2020 de acolher 500 menores em solo nacional. Na sequência desse compromisso, foram criadas cinco valências do género em Portugal, todas geridas por entidades do Setor Social, sendo que a da Mutualista Covilhanense é a única localizada no interior do país e gerida por uma mutualidade.

Até ao momento, a Casa de Acolhimento da Associação da Covilhã acolheu 25 jovens, originários de nove países: Argélia, Paquistão, Egito, Bangladesh, Síria, Somália, Iraque, Palestina e Afeganistão. A missão da Mutualista Covilhanense é a de, com o recurso a uma equipa altamente especializada, acolher os jovens temporariamente, até à sua integração e plena autonomização.

Esta é a terceira vez que a Mutualista Covilhanense vence o Prémio “Inovar para Melhorar”, tendo sido distinguida pela primeira vez em 2016 pelo seu projeto da Unidade Móvel de Saúde, ano da sua implementação no terreno, e depois em 2017, com o “Horizonte das Demências”, através do qual criou uma Sala Snoezelen e o GAFPDA – Gabinete de Apoio ao Familiar e Pessoa Doente de Alzheimer.