Rampa Serra da Estrela bate recorde de inscritos. 10 são da região

 A 28.ª edição da Rampa Serra da Estrela/Covilhã realiza-se no próximo fim-de-semana, dias 28 e 29 de maio, e bate, este ano, o recorde de inscritos, com 59 participantes, sendo que 10 são da região.

Nos protótipos, corre o covilhanense João Fonseca e nos Turismos, estará o covilhanense Pedro Rosário. Nos Clássicos, destaque para o clã Sainhas, com o pai Armando e o filho Flávio a disputarem a sua rampa, e, ainda, Carlos Fava, piloto com raízes na região que integra a equipa Sainhas. Ainda nesta categoria, destaque para o piloto natural da Covilhã, Rui Gama, e Gonçalo Antunes, natural do Fundão. Nos 1300, está confirmada a presença das covilhanenses Patrícia Cardona do Rosário e de Daniela Ferreira. A Serra da Estrela contará ainda com a participação do monolugar FunspeedFS-2019 de João Saraiva, natural da Covilhã, e inscrito na Taça de Portugal de Monolugares de Montanha JC Group.


“É um record de inscritos, numa prova que se realiza 15 dias depois do Europeu de Montanha e 15 antes de uma outra competição do género, integrada no Campeonato Nacional”, afirma o presidente da Associação Portuguesa de Pilotos de Automóvel de Montanha (APPAM), Joaquim Teixeira.

A lista de inscritos é a demonstração não só da vitalidade do Campeonato como também um justo prémio para o Município da Covilhã, que tem mantido a sua aposta nesta prova emblemática do desporto automóvel nacional. “O Município da Covilhã congratula-se com o facto de a Rampa da Serra da Estrela ter um número expressivo de concorrentes”, vinca o Vereador do Desporto da Câmara Municipal da Covilhã, José Miguel Oliveira.

“Este ano, o Município investiu nas infraestruturas da Rampa, nomeadamente no parque de assistência, tornando-o mais amplo e funcional para as equipas. Também investimos na segurança da prova, no melhoramento dos contentores de partida, casas de banho, entre outros”, revela o autarca, acrescentando que se trata de “um processo que pretendemos dar continuidade, a fim de transformarmos a Rampa da Serra da Estrela na melhor prova a nível de infraestruturas do país”.

No sábado a pista fecha as 13h00, seguindo-se, às 13h30, a 1ª subida de treinos oficiais e, às 14h30, a 2ª subida de treinos oficiais. A 1ª subida oficial está marcada para as 15h50. A estrada será cortada às 12h00.

No domingo, a pista fecha às 09h30 e há, às 10h30, um treino livre (warm up). Às 11h30 decorre a 3ª subida de treinos oficiais, às 13h00, a 2ª subida oficial e, às 14h15, a 3ª subida oficial. A estrada será cortada às 8h30.

Fotografia: Gonçalo Poço