Casa da Memória Sefardita: Recriação histórica em Penamacor mostra contributo dos judeus na evolução da medicina

A Casa da Memoria da Medicina Sefardita Ribeiro Sanches, em Penamacor, vai receber a iniciativa “O Contributo dos Judeus para a Evolução da Medicina – Recriação Histórica da Medicina Medieval e Judaica”, nos próximos dias 17 e 18 de junho.

“Pretendendo a Casa da Memória ser uma homenagem, não só a Ribeiro Sanches, mas à medicina e a todos os médicos Sefarditas que depositaram todos os seus esforços nesta área temática, surge esta atividade”, explica a Câmara Municipal de Penamacor.


O programa arranca no dia 17, pelas 21:30, com um Recital de Cantigas Sefarditas pelo músico Eduardo Ramos. Já no dia seguinte, entre as 10:00 e as 12:00 e entre 14:30 as 17:00, decorre uma recriação Histórica da Medicina Medieval e Judaica. Durante esta recriação o visitante poderá ter contacto com os utensílios e técnicas utilizadas em medicina durante a Idade Média mas também perceber as diferenças que foram introduzidas pelos avanços temporais e as influências da medicina judaica. Do programa consta, ainda, uma Visita Guiada àquele espaço, entre as 10:00 e as 14:30.