Fundão integra missão da União Europeia para adaptação às alterações climáticas

O Município do Fundão irá participar, conjuntamente com mais 117 regiões e autoridades locais, na “Missão da União Europeia para Adaptação às Alterações Climáticas”, que irá apoiar o Pacto Verde Europeu e a Estratégia de Adaptação Climática da União Europeia.

O anúncio desta missão foi feito no dia 7 de junho, terça-feira, em Bruxelas, durante o primeiro Fórum da Missão, informa a Câmara Municipal do Fundão.


Entre as 118 regiões e municípios escolhidos para implementar projetos de adaptação às alterações climáticas, oito são portuguesas, nomeadamente: Médio Tejo, Cávado, Área Metropolitana de Lisboa, Região de Coimbra, Vila Pouca de Aguiar, Fundão, Mafra e Cascais.

Esta missão irá receber 370 milhões de euros de financiamento do Horizonte Europa para o período 2021-23 e visa apoiar pelo menos 150 regiões e comunidades na sua transformação em direção à resiliência climática até 2030.

O objetivo é ajudar as regiões e autoridades locais a entender, preparar e gerir melhor os riscos climáticos, bem como desenvolver soluções inovadoras para fazer face a esses riscos.

Para Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão, “o convite para integrar a Missão da União Europeia para Adaptação às Alterações Climáticas é um motivo de orgulho e o reconhecimento do trabalho desenvolvido no âmbito da adaptação e combate às alterações climáticas, assim como na procura de soluções inovadoras para tornar esta região resiliente aos fenómenos extremos. O Fundão tem desenvolvido inúmeros projetos e implementado inúmeras soluções de combate às alterações climáticas, por exemplo no Campo Experimental do Seminário do Fundão, que permitem acreditar que serão encontradas soluções para um futuro melhor para todos”, destaca o autarca em nota de imprensa.