Coro Misto da Beira Interior atua em castelos de França

O Coro Misto da Beira Interior, dirigido pelo maestro Luís Cipriano, realizou a digressão “Loire 2022”, que decorreu em quatro castelos património da Unesco, no Vale do Loire, em França.

O programa apresentado, La Renaissance, estreado pelo coro em 2015 na Igreja Matriz do Fundão e inserido no Festival de Música da Beira Interior, com obras de Josquim des Prés, Claudin de  Sermizy, Juan de Enciña, Thoinot Arbeau e Adriano Banchieri entre outros compositores, “chegou sete anos depois a muitos dos castelos onde estas obras foram ouvidas no séc. XVI e que pretenderam agora assinalar os 500 anos da morte de D. Manuel I”, explica a Associação Cultural da Beira Interior.


O primeiro concerto realizou-se no castelo Saumur, com a presença do Presidente da Câmara daquela cidade histórica, seguindo-se o Castelo do Lude onde o coro foi recebido pelo Conde Louis-Jean de Nicolaÿ e a condessa Bárbara de Nicolaÿ, proprietários do castelo e primos de D. Duarte de Bragança.

Dia 10 seguiu-se o concerto no castelo da L’Islette de Azay-le-Rideau conhecido pelo castelo dos amores devido à sua envolvência na natureza, onde também o coro foi recebido pelo conde Pierre-André de Michaud também ele proprietário do castelo.

A digressão terminou nos jardins do castelo de Villandry com uma “Promenade Musical” cantando o coro em diversas partes do gigantesco jardim considerado o mais belo dos castelos franceses, sendo seguido pelos visitantes e cujo proprietário do castelo tem origens portuguesas e espanholas.