A grande novidade da edição deste ano da Feira Agrícola e da Cereja da Vila Ferro, que vai decorrer de 3 a 5 de junho, é o regresso do certame ao Parque das Festas, adiantou à nossa reportagem o presidente da Junta de Freguesia local.
Gilberto Melfe avança que a “maioria dos produtores é da opinião que centrar o evento no Parque, ao invés de o estender pelas ruas do Ferro, é benéfico para o negócio”, o que levou a Junta de Freguesia a recuperar a sua realização no local “onde já aconteceu no passado”.
No espaço estarão mais de 30 produtores de cereja e artesãos, a que se juntam espaços de restauração e de empresas, destaca ainda o autarca.
Uma feira em que “todas as iguarias relacionadas com cereja estarão presentes”, desde os licores aos pasteis, passando pelo próprio fruto que é o rei da feira.
Sobre a cereja deste ano, que estará em abundância durante a feira, Gilberto Melfe não tem dúvida que a “qualidade está garantida. A cereja do Ferro é a melhor, pelas qualidades climatéricas e solos que temos” afirma.
De entre as várias atividades que compõem o cartaz do evento, destaque para aquela que é “já uma imagem de marca” da feira. Trata-se da caminhada pela “Rota dos Cerejais”, que terá lugar no domingo, a partir das 09:00, com inscrições a decorrer até ao próximo dia 3 de junho, num percurso de cerca de 8km, com dificuldade média, esclarece ainda o presidente da junta.
O “Passeio Equestre”, também no domingo de manhã, e a “Gala Equestre”, no domingo à tarde, são outros destaques do programa. No sábado haverá, durante o dia, batismo equestre para os mais novos e no domingo a iniciativa é aberta a gente de idade mais elevada.
Do programa recreativo realça-se na sexta-feira à noite a atuação de “Artur e Márcia”, às 22:00, e a partir da 01:00 Mr. Viziny.
No sábado, o cabeça de cartaz é Emanuel Moura, com o seu fado humorístico, a partir das 21:30, seguindo-se Tiago Silva às 22:30 e o Dj Riverdeck para terminar a noite.
Ao longo dos três dias de certamente haverá animação de rua em permanência, com grupos de bombos, tunas e grupos de concertinas.
De referir que a organização coloca à disposição transporte gratuito Covilhã – Ferro e vice-versa.