Misericórdia da Covilhã esclarece comunidade migrante sobre a escola em Portugal

Inserida num ciclo de sessões informativas dirigidas à comunidade migrante, a Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, em colaboração com a Escola Secundária Campos Melo – Centro Qualifica, promoveu uma palestra sobre a temática da “Educação e o acesso de jovens e adultos estrangeiros ao sistema de ensino em Portugal”.

No encontro com a comunidade foram abordadas questões como o acesso a cursos de aprendizagem de língua portuguesa para estrangeiros, os processos de equivalências, reconhecimento de competências e cursos de formação profissional.


A Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, que dinamiza o Centro Local de Apoio ao Migrante da Covilhã (CLAIM Covilhã), destaca na nota de imprensa que “graças a esta, conseguimos fazer a diferença na vida de muitos cidadãos estrangeiros, contribuindo para minimizar eventuais constrangimentos relacionados com os processos de regularização no nosso país e de acesso aos diversos serviços públicos disponíveis”.

Esclarece que “esta foi a primeira de quatro sessões previstas sobre temas específicos como Emprego, Saúde e Regularização, que o CLAIM Covilhã tem definido no seu plano de atividades para o ano de 2022 e cujo objetivo passa por dotar os cidadãos migrantes de conhecimento crescente relativo às respostas disponíveis na comunidade”.

O Centro Local de Apoio ao Migrante da Covilhã tem o apoio do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração Social (FAMI), da Secretaria geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI) e do Alto Comissariado para as Migrações (ACM) e é uma resposta da Santa Casa da Misericórdia da Covilhã à comunidade.