IPDJ abre inscrições para ocupação de tempos livres, campos de férias e voluntariado jovem

Estão abertas as inscrições para os programas OTL, “Férias em Movimento” e “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Para a modalidade de curta duração do programa OTL (Ocupação de Tempos Livres), podem inscrever-se jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos. As inscrições podem ser efetuadas até cinco dias antes do início da atividade, desde que haja vaga. Os projetos realizam-se de 13 de julho a 10 de setembro.


Os projetos aprovados desenvolvem-se em diferentes áreas de intervenção, sendo as prioritárias: Recuperação das Aprendizagens; Ambiente (ODS 14); Direitos Humanos; Combate à Exclusão Social e Direitos dos Animais.

A participação do jovem é gratuita e com direito a Certificado e Seguro de Acidentes Pessoais.

O programa “Férias em Movimento” tem inscrições abertas, até cinco dias antes da atividade, para jovens com idades entre os 10 e os 17 anos.

Os campos de férias, organizados no âmbito deste programa, visam “promover a ocupação saudável dos tempos livres de jovens, no período das férias escolares de verão, através da prática de atividades lúdico-formativas e incentivar o conhecimento das diversas regiões do país”, refere o IPDJ.

Para efetuar a inscrição, o jovem deve efetuar, em primeiro lugar, o registo na BDU e depois inscrever-se na plataforma de programas onde estão disponíveis os campos de férias nas duas modalidades: Campos de férias residenciais (com alojamento, podem implicar mobilidade nacional) e Campos de férias não residenciais (sem alojamento).

Os campos de férias disponíveis realizam-se em áreas de intervenção como desporto; ambiente; cultura; património histórico e cultural; multimédia entre outras.

A partir de 8 de junho e até novembro decorre a fase para apresentação de candidaturas ao programa «Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas». Os projetos são operacionalizados entre 28 de junho a 30 de novembro.

O programa é dirigido a entidades de diversas tipologias, como: Entidades constantes do Registo Nacional das Organizações Não-Governamentais de Ambiente e Equiparadas; Entidades constantes do Registo das Organizações de Produtores Florestais; Associações de jovens inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem; Câmaras Municipais; Juntas de Freguesia; Estabelecimentos públicos de ensino e Estabelecimentos privados de ensino que cumpram o previsto na legislação enquadradora do voluntariado.

Após a aprovação dos projetos, os jovens, com idade compreendida entre os 14 os 30 anos e condições de idoneidade para o exercício do voluntariado, podem inscrever-se e optar por projetos em diversas áreas.

Os objetivos deste programa são “a promoção de práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas; a sensibilização das populações para a área do ambiente realizadas por jovens; a prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental e a promoção da qualidade das atividades de voluntariado e aquisição de competências por parte dos voluntários/as (soft skills)”, destaca o IPDJ.