Risco máximo de incêndio na Beira Interior a partir de amanhã

Com temperaturas que, no fim-de-semana, chegam aos 39º de máxima na Covilhã, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou, a partir de amanhã, a região da Beira Interior em risco máximo de incêndio de incêndio rural.

A região já se encontra hoje, dia 9, em risco muito elevado de incêndio que se altera para risco máximo, a partir de amanhã, e mantém-se até segunda-feira, 13 de junho.


O IPMA emitiu, também, aviso amarelo para o tempo quente entre as 9h de amanhã e as 18h de sábado.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Em risco muito elevado e máximo de incêndio é proibido fazer queimada extensiva sem autorização; queima de amontoados sem autorização ou sem comunicação prévia; utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito; fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas; lançar balões de mecha acesa e foguetes e o uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.