“Unidos por um fio” – Covilhã recebe primeiro espetáculo do festival “Cultura em Rede22” amanhã

Tem lugar amanhã, às 21:30, no largo do Calvário, a estreia do espetáculo “Unidos Por um Fio”, integrado no Festival “Cultura em Rede22” – Beiras, Raia Histórica e Serra da Estrela, promovido pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, CIM – BSE.

A iniciativa contempla a realização de 75 espetáculos, entre os meses de junho e outubro, que irão percorrer os 15 municípios da CIM-BSE.


Tendo como objetivo valorizar os artistas e grupos artístico-culturais locais, num contexto de colaboração e cooperação entre as associações, que se unem com o propósito de afirmar a cultura identitária, este Festival assenta nos eixos cultura/território/turismo.

“Com o desafio de oferecer cultura em movimento, os 15 municípios da CIMBSE juntam-se, assim, nesta maratona cultural. A “estrela da companhia” são as associações culturais do território, que mobilizaram a comunidade, e a inspiração são a história, as tradições e a identidade que se misturam com uma mão cheia de criatividade e sentimento de pertença, afinal quem melhor para contar a história da sua terra do que aqueles que fazem parte dela?”, destaca a Comunidade.

O festival irá apresentar propostas em várias áreas, nomeadamente, teatro, música, novo circo, dança contemporânea e performances multimédia.

O projeto em rede representa um investimento global de 900 mil euros e é cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Os espetáculos vão decorrer em espaços “inusitados e descentralizados”, e as 15 criações que vão subir ao palco são o resultado de uma bolsa artística, no âmbito dos projetos culturais em rede que estão a ser executados no território, divididos em Beiras (Covilhã, Belmonte, Fundão, Guarda e Sabugal), Serra da Estrela (Manteigas, Seia, Gouveia, Celorico da Beira, Fornos de Algodres), e Raia Histórica (Almeida, Figueira Castelo Rodrigo, Mêda, Pinhel e Trancoso).

Os espetáculos são apresentados em locais de elevado valor cultural e natural que fazem parte do património histórico dos municípios que compõem a rede cultural. No caso do município da Covilhã, decorrem na área envolvente à Capela do Calvário, uma capela quinhentista, classificada como Imóvel de Interesse Público.

O 1º espetáculo a subir ao palco na Covilhã é “Unidos Por um Fio” que resulta da candidatura vencedora apresentada pelo Rancho Folclórico e Etnográfico do Refúgio, representando assim o concelho da Covilhã. No espetáculo participam ainda associações dos concelhos do Fundão, Guarda, Belmonte e Sabugal, nomeadamente, o Grupo Etnográfico do Sabugal, AZA – Grupo de Bombos de Alpedrinha, Associação Cultural e Desportiva de Gonçalo Bocas – Grupo de Concertinas Estrelas do Jarmelo e Grupo de Cantares da Toca da Moura da A.C.R.C..

A ideia para o espetáculo, que tem entrada livre, surge do conceito de fio, “aquilo que nos liga, no nosso imaginário, na nossa geografia, no modo de viver, no percurso histórico, necessidades, ambições e sonhos”.

Depois da estreia amanhã, dia 10, na Covilhã, estará no Castelo do Sabugal dia 18. Em julho no dia 3 apresenta-se em Caria (Belmonte), dia 23 em Maçainhas (Guarda) e no dia 16 de setembro em Alpedrinha (Fundão).