Concretização de um sonho sobralense com as inaugurações em Sobral de S. Miguel

O Forno Comunitário da Quelha do Vale e as lojas Aldeias do Xisto e Casa do Saber Fazer foram ontem inaugurados em Sobral de São Miguel. “Hoje abre-se uma porta para a comunidade e para os nossos visitantes” referiu Sandra Ferreira, presidente da Junta de Freguesia de Sobral de S. Miguel.

Para Sandra Ferreira, estas inaugurações são uma marca de continuidade e concretização de um sonho antigo de grande simbolismo para a comunidade.


“É de facto um ponto muito importante para mim durante estes três mandatos que tenho estado à frente da freguesia, porque, hoje, conseguimos atingir alguns dos objetivos propostos, mas a partir daqui há muito trabalho a fazer” explicou à Rádio Clube da Covilhã.

No que diz respeito à musealização da aldeia, frisa que se pretende criar mais rotas dentro e fora da aldeia e desenvolver outros projetos alinhados com a Rede das Aldeias do Xisto.

As novas lojas, além de serem um local de compra, vão ser também um espaço de aprendizagem, onde se pode explicar aos visitantes como se chega a um determinado produto.

Durante a sua intervenção na inauguração, Sandra Ferreira frisou a importância do apoio da Câmara da Covilhã e também da parceria com Rede das Aldeias do Xisto, considerando que esta ligação tem sido uma oportunidade que valoriza mutuamente ambas as entidades.

O presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, referiu à RCC que este é um “passo importante em termos simbólicos relativamente àquilo que era um sonho sobralense de manter vivo o seu património histórico e cultural”, mas explica que ambicionam mais.

“Não estamos ainda conformados, porque a realidade é dinâmica e as necessidades também o são, e persistem. Ao mesmo tempo que trabalhamos neste domínio, procuramos também criar condições para as pessoas se puderem aqui fixar e dar vida a estas terras mais remotas do concelho da Covilhã”.

As inaugurações foram acompanhadas com animação musical das adufeiras da Casa do Povo do Paul durante percurso feito pela aldeia e terminaram com a homenagem a David Silva Ferreira (O Ginjas), considerado o Guardião da Aldeia. Seguindo-se o concerto XJazz de Amélia Muge no largo de São Miguel.