Dia Internacional dos Avós como partilha de memórias e promoção de qualidade de vida

Para assinalar o Dia Internacional dos Avós, dia 26 de julho, a Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, juntamente com o CLDS-4G Covilhã, dinamizou várias atividades para simbolizar a partilha de memórias e promoção da intergeracionalidade, o envelhecimento ativo e apoio à população idosa.

O programa contou com um conjunto de atividades, como sessões de yoga, jogos de bingo, lanche convívio e momentos musicais, visando o convívio entre netos e avós.


A Santa Casa da Misericórdia da Covilhã desenvolve recorrentemente ações no âmbito de cerca de 14 projetos na área social, tendo todos eles o objetivo da promoção de qualidade de vida dos idosos, frisa António Neto Freire, provedor daquela instituição.

Todas as quartas-feiras e sextas-feiras, os idosos podem juntar-se para conviver, realizar atividades ou até mesmo ter apoio em determinadas tarefas do dia-a-dia.

Alberto Rodrigues, um dos participantes desta ação, mas também em outras desenvolvidas pela Misericórdia da Covilhã, frisa que mudaram a sua vida ao tirá-lo da solidão em que se encontrava. “Foi a melhor coisa que podia ter aparecido”, afirma.

Para Deolinda Mendes, foi também uma lufada de ar fresco, já que antes “gastava muito dinheiro a caminho dos hospitais”, além de que estas ações melhoraram a sua qualidade de vida através da companhia. “Às vezes, estou triste, mas quando vejo a carrinha chegar os meus olhos brilham de alegria”, descreve.

António Neto Freire destaca que todos os projetos e ações visam “as pessoas, desde a infância até aos idosos, que necessitam de apoio social, seja porque se encontram isolados, ou porque necessitam de ajuda em algumas tarefas, ou simplesmente para se encontrarem e estarem juntos”, combatendo assim a solidão e “retardando o estado de demência”.

Reforça ainda que, ao invés de se esperar que as pessoas procurem apoio, tentam ir ao encontro delas e levar-lhes o que necessitam, sejam bens materiais ou imateriais, como psicólogos, sociólogos, o lazer, a música, mas sobretudo os afetos.