Jovem da Covilhã selecionado para integrar missão voluntária a Moçambique

O líder da JS Covilhã, Rúben Matos, é um dos 4 jovens selecionados, a nível nacional, para fazer voluntariado em Moçambique durante as férias de verão.

Trata-se de uma ação da AIDGLOBAL, no âmbito da iniciativa “Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global”, que procura mobilizar as juventudes partidárias para o “ativismo social” em prol dos “objetivos de desenvolvimento sustentável e das prioridades de cooperação portuguesa”, bem como consciencializar a juventude, e a comunidade em geral, para temas como “cidadania global, cooperação para o desenvolvimento e direitos humanos”.


Rúben Matos, em declarações à Rádio Clube da Covilhã, frisa que “ser voluntário é um ato de cidadania”, destacando que esta é uma ação diferente daquelas em que habitualmente participa, que o “leva além do bairro e da nossa cultura”, disse.

Vinca que a atividade contempla também a realização de atividades em Portugal, depois da experiência em Moçambique. “Conhecer novas realidades e ter esse impacto” foi o que o levou a procurar esta experiência, descreve ainda o jovem.

Apesar de já ter participado em outras ações de voluntariado, na região, não tem dúvidas que esta terá um “maior impacto na sua vida”.

“Ao longo da vida integrei vários movimentos de cidadania, mas esta ação é a que vai ter maior impacto em mim”, disse. “Pela sua dimensão, por estar num meio que não conheço, com pessoas que não conheço, é sair da zona de conforto para ser confrontado com algo que não conheço, uma realidade com a qual não convivo”, vincou.

O jovem explica que na comitiva, para além dos elementos da Organização Não Governamental, ONG, que a organiza, estarão os 4 jovens selecionados, dois da JS e dois da JSD, sendo que o objetivo da organização é levar elementos das várias juventudes partidárias.

A ação vai realizar-se no distrito de Chibuto, na Província de Gaza, em Moçambique, entre os dias 2 e 15 de agosto.

No regresso, os jovens serão desafiados a realizar, cada um na sua região, ações que tenham impacto na comunidade na área da cidadania ativa