Mercado do Pêssego: “Estas iniciativas traduzem-se em dinâmicas económicas, sociais e culturais”

O “Pêssego da Covilhã”, que regressou hoje ao Mercado Municipal, juntou produtores de todo o concelho e proporcionou provas gastronómicas, nas quais se destacou a doçaria feita com este fruto.

Segundo Regina Gouveia, vereadora da Câmara Municipal da Covilhã, a iniciativa “visa promover o pêssego da Covilhã, lembrar que é um produto endógeno e que a cultura e a identidade de um território também têm a ver com estes produtos”, acrescentando que “estas iniciativas se traduzem em dinâmicas económicas, sociais e culturais”.


O evento contou com a participação de um conjunto de estabelecimentos comerciais, música ao vivo e um leque variado de iguarias centradas no pêssego da Covilhã.

“O ciclo associado a alguns produtos, nomeadamente frutícolas, sofreu transformações devido às alterações climáticas, mas este fruto faz parte do nosso território, portanto, é fundamental continuar a trabalhar esta marca tão importante para o concelho”, explica Regina Gouveia.

Para Maria Penedo, produtora na região, também os incêndios e a onda de calor que se fez sentir no início do verão “afetaram os pessegueiros e outras árvores de fruto”, acrescentando, ainda, que “a pandemia teve um impacto negativo no custo de vida e as vendas ficaram aquém das expectativas”.

Numa última nota, Regina Gouveia destaca que, do ponto de vista da comunidade, “estas iniciativas são essenciais, porque rompem com a rotina e a normalidade”, revelando ainda que “o mercado tem características muito interessantes que deviam ser mais potenciadas, principalmente para motivar os produtores”.

A iniciativa decorreu hoje, dia 30, entre as 08h00 e as 13h00, no Mercado Municipal.