Os Cronheiros: 60 expositores mostram arte, gastronomia e artesanato no Teixoso

Após dois anos de interregno, o certame regressa com um novo nome. “Os Cronheiros” é o nome do evento que, este ano, conta com “cerca de 60 expositores que abarcam arte, artesanato e gastronomia”, informa Patrick Matos, tesoureiro da Junta de Freguesia do Teixoso.

A mudança do nome de “Terras do Teixo” para “Os Cronheiros” tem como objetivo “homenagear o povo do Teixoso, com um nome que todos identificam como alcunha coletiva, e despertar o interesse dos visitantes e das gerações mais novas para aquela que é a história da localidade e do seu povo”, explica o tesoureiro da Junta de Freguesia, recordando, ainda, que a designação “cronheiros” remete para a palavra “coronha”, parte da arma construída com madeira de teixo, espécie abundante na vila”.


Patrick Matos acrescenta, ainda, que “as expectativas são elevadas, uma vez que o certame não se realiza há dois anos e as pessoas sentem a necessidade do convívio e das festas”, esperando, por isso, “uma grande afluência de pessoas no primeiro evento do primeiro mandato”.

O evento terá lugar nos dias 29, 30 e 31 de julho.