Seia: Águas Públicas da Serra da Estrela apela à poupança

A empresa Águas Públicas da Serra da Estrela (APdSE), com sede em Seia, está a apelar aos consumidores dos concelhos abrangidos para que, face à seca, usem a água “de forma eficiente”.

A APdSE é uma empresa intermunicipal constituída pelos municípios de Seia, Gouveia e Oliveira do Hospital e assume, desde 2021, a exploração e gestão dos serviços de águas e saneamento nos três concelhos.


Devido à situação de seca que o país atravessa, a empresa lançou junto dos consumidores a campanha “Poupe água hoje para ter amanhã. Não gaste mais do que precisa”.

“Portugal enfrenta uma situação de seca severa. Sendo a água um recurso essencial à vida, é urgente poupar e reutilizar muito mais. Seja consciente, use a água de forma eficiente”, refere a APdSE.

A empresa lembra que o consumidor, com pequenos gestos, “pode poupar milhares de litros de água que são essenciais para usar ou reutilizar para outros fins”.

A APdSE apelou, por exemplo, que os consumidores reutilizem água sempre que seja possível, tomem duches rápidos, lavem os dentes ou as mãos com a torneira fechada, façam meia descarga do autoclismo, usem as máquinas de lavar roupa e louça com a carga máxima, consertem fugas na canalização, não desperdicem água durante a rega e não lavem os carros com a mangueira (optando pela utilização de um balde).