Unhais da Serra: Inauguração do mercado e requalificação das Av. das Termas marcam aniversário

A requalificação do Mercado de Unhais da Serra foi ontem inaugurada, numa cerimónia que decorreu às 18:00, no dia em que se celebrava o 37º aniversário da elevação a vila. Uma cerimónia em que Vítor Pereira, presidente da CMC, anunciou a requalificação da Av. das Termas naquela vila.

Construído há 60 anos, o Mercado de Unhais da Serra foi alvo de sucessivas intervenções, sendo que a que agora se concluiu é “uma obra de excelência”, disse o presidente da Junta de Freguesia, José Guerreiro, durante a sua intervenção na inauguração.


“Como todos sabem este mercado fazia-se na rua, alguém se lembrou que esta não era a melhor forma e construiu um telhado só no centro, neste momento temos uma obra de excelência”, disse

O autarca espera que o mercado tenha agora os espaços disponíveis “ocupados”, avançando que o concurso para esse efeito já está a decorrer.

A infraestrutura tem zona de promoção dos produtos regionais, com lojas e bancas e zona de estar e lazer polivalente.

A obra, que ultrapassou os 200 mil euros, foi financiada pela ADERES, no âmbito do PDR 2020 e com investimentos da Câmara Municipal da Covilhã e Junta de Freguesia de Unhais da Serra.

Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, CMC, durante o seu discurso mostrou-se convicto que “este será um ponto de encontro entre produtores e consumidores”, frisando que será também importante o negócio que ali se fará, ”com produtos mais baratos”, permitindo “valorizar o que se produz em Unhais da Serra e na região”.

No decorrer do evento o autarca anunciou a requalificação ambiental da Av. das Termas, uma obra no valor de cerca de 75 mil euros, que deverá arrancar em agosto e prolongar-se durante um ano.

Na requalificação está prevista a poda e abate de algumas árvores existentes, que serão substituídas por outras, nomeadamente oliveiras, ameixoeiras e até laranjeiras, vincou Vítor Pereira, descrevendo ainda “uma requalificação do lancil, nivelamento do terreno na envolvente das árvores e arrelvamento, para valorizar ainda mais a avenida que dá acesso a uma unidade hoteleira que recebe gente de todo o país e de todo o mundo”.