UBI: 2.º Ciclo em Biotecnologia acreditado por seis anos

A área da Biotecnologia da Universidade da Beira Interior (UBI) saiu reforçada com a acreditação por seis anos, o máximo previsto por lei, do curso de Mestrado. A decisão da A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior “é sinónimo da relevância desta formação no contexto nacional e internacional”, destaca a UBI.

A acreditação mostra “o reconhecimento da qualidade do Ciclo de Estudos, que poderá aumentar a atratividade e captação de estudantes altamente motivados a nível nacional e internacional”, segundo explica Fernanda Domingues, diretora do curso que integra o Departamento de Química, da Faculdade de Ciências, citada pela universidade.


O relatório que sustenta a aprovação da A3ES elogia a excelente equipa de coordenação, o corpo docente (excelente mérito científico, qualificação em diversas áreas científicas do mestrado e enquadrados em centros de investigação de prestígio reconhecido). Aponta ainda os laboratórios bem equipados, o reconhecimento positivo dos diplomados no mercado de trabalho por empregadores nacionais e internacionais, que os consideram bem preparados e com ótimas competências organizacionais.

A acreditação do Mestrado, que integra a oferta formativa da Faculdade de Ciências (Departamento de Química), representa a continuidade da aposta da UBI numa das áreas de grande foco de desenvolvimento, investimento e investigação ao nível global. Segundo Fernanda Domingues, “há um crescimento significativo das áreas biotecnológicas e a formação dos estudantes nesta vertente vai permitir a sua integração e reforço do mercado de trabalho e a valorização desta área, que poderá contribuir para a inovação e desenvolvimento da indústria local, nacional e internacional”.