MANIFesta traz “ideias inovadoras e espírito crítico” à Covilhã

Está a decorrer, desde ontem, e ainda durante o dia de hoje, na Covilhã, a 14ª edição da MANIFesta – Assembleia, Feira e Festa do Desenvolvimento Local.

A Coolabora – Cooperativa de Intervenção Social, da Covilhã é uma das parceiras da organização territorial, a par da ADM Estrela (Guarda) e Associação EcoGerminar (Castelo Branco).


Graça Rojão, presidente da Coolabora, destacou, em declarações à RCC, que é “muito importante ter a MANIFesta na Covilhã porque podemos pensar num futuro justo e sustentável e porque traz ideias inovadoras, pensamento crítico”.

A escolha da Covilhã, que acolhe este evento pela 1ª vez, prende-se com o facto de haver “organizações próximas da Covilhã e, em especial, uma organização (Coolabora) que assumiu a responsabilidade e o compromisso de organizar, planear ao nível local e dinamizar comunitariamente” a MANIFesta, vincou Mário Domingues, presidente da associação ANIMAR, entidade promotora do evento.

O objetivo era que este evento trouxesse pessoas a esta cidade porque “é com pessoas que se faz o desenvolvimento para pessoas. Pessoas que representam instituições mas que também são da sociedade civil e que querem contribuir para uma comunidade melhor”, disse Mário Domingues.

Subordinada ao lema Construir Comunidades Justas e Sustentáveis, esta edição apresenta como princípios 4 temas centrais, interdependentes entre si: território, ecologia, democracia e igualdade. São “temas que refletem aquilo que são os processos de mudança reivindicados pelas associações presentes, um território mais sustentável, o que envolve uma dimensão ecológica, com pilares como a igualdade, de género, mas também todas as outras expressões associadas à igualdade. Acima de tudo a democracia, que se deseja cada vez mais participativa”, concluiu o responsável.

Ao longo destes dois dias estão envolvidas cerca de 57 entidades, na sua maioria representativas do tecido associativo (local e nacional) e cerca de duas centenas de pessoas na organização deste evento.