Zabumbas de Alpedrinha comemora 19º aniversário com colóquio e encontro de grupos de bombos

A Associação Zabumbas de Alpedrinha, Grupo de Bombos, comemora, a 6 de agosto, 19 anos de existência com a realização de um colóquio sobre a flauta pastoril (pífaro) e um encontro d grupos de bombos.

“A flauta pastoril é reconhecida como parte integrante da cultura popular material do território circunscrito entre a fronteira e a Serra da Gardunha, o rio Tejo e a Serra da Estrela, geografias definidas pelos concelhos de Fundão, Covilhã, Penamacor, Idanha-a-Nova e Castelo Branco e tornou-se um ícone no que concerne à definição das paisagens sonoras do território nestes ambientes rurais”, descreve a associação para vincar a importância do denominado «pífaro» na cultura da região.


A Associação sustenta que o «pífaro» se encontra neste momento quase em desuso no seio dos grupos de bombos tradicionais, tendo desaparecido do quotidiano das comunidades da região, carecendo desde logo de uma preocupação cada vez maior por parte das comunidades que lhe são intrínsecas, para a sua salvaguarda e consequente divulgação e dinamização.

O início do colóquio está agendado para as 11:00. No final, cerca das 18:00, terá lugar uma demonstração da construção de uma flauta pastoril por António Supico.

A terminar terá lugar um encontro de grupos de bombos, com a participação do Grupo de Bombos da Casa do Povo do Souto da Casa; grupo “Os Amigos” de Vales do Rio; o grupo de Tamval de Valverde del Fresno/Espanha e o Grupo de Bombos de Verdelhos. A atuação dos bombos, depois da arruada pela vila, está marcada para as 21:00.