Projetos vencedores do INNOCUP recebem 5.000€ e 1 ano de pré-incubação gratuita no UBImedical

Uma solução digital de suporte à decisão para desportos coletivos e uma plataforma de gestão de medicação foram os projetos vencedores do INNOCUP 2022 – Capital Semente UBImedical, parte integrante do projeto INNOUNITA – Innovation Capacity Building in UNITA.

O INNOCUP é um programa de capital semente que visa o apoio a equipas com intenção empreendedora que queiram instalar-se no UBImedical, premiando projetos inovadores.


No dia 14 de junho, no UBImedical, 16 equipas apresentaram os seus projetos perante os elementos do júri, composto por João Lanzinha, Pró-Reitor da UBI, Gina Rocha, em representação do IAPMEI e Dina Pereira, gestora do UBImedical. Perante as propostas, segundo a UBI, “de elevado grau de inovação e qualidade”, o júri premiou as equipas do Indoor Data e a DODO-PharmAssist.

A Indoor Data, representada pelos docentes da UBI Bruno Silva e Bruno Travassos e, ainda, a aluna Luísa Gonçalves, é uma solução digital de suporte à decisão para desportos coletivos, fazendo uso de sensores e câmaras que, através de algoritmos de aprendizagem automática, oferecem às equipas técnicas o padrão de comportamento individual e coletivo dos atletas.

A DODO-PharmAssist é uma plataforma integrada de assistência e monitorização farmacêutica a pacientes polimedicados, melhorando a adesão a terapêutica dos mesmos. Da equipa fazem parte Mário Forrester, empreendedor numa startup de saúde digital, e Francisco Coroa, aluno de Medicina.

Estas duas equipas receberão €5.000 cada e um ano de pré-incubação gratuita no UBImedical. A pré-incubação engloba mentoria e coaching, aconselhamento, apoio em angariação de fundos, conexão com investidores e facilitadores, consultoria em propriedade intelectual e apoio na elaboração do plano de negócios e de um “go-to-market plan”.