A segunda edição do ciclo de cinema itinerante – Olhares da Terra, promovido pela ARS Investigação e Desenvolvimento em parceria com o Cineclube da Guarda e o Cineclube Gardunha, começa hoje na freguesia da Orca, concelho do Fundão, com a exibição do filme “Que estranha forma de vida”.
O ciclo, cuja temática assenta no “mundo rural, nas suas tradições, mutações, contradições e desafios” percorre quatro freguesias da Beira Interior com sessões, em espaços ao ar livre, sempre marcadas para as 21h30 e com entrada livre.
Na sexta-feira, 26 de agosto, é a vez de Atalaia do Campo, no Fundão, receber o filme “Entre Leiras”. Já no dia 1 de setembro, a sessão é em Trinta, na Guarda, com “Que estranha forma de vida”. O ciclo termina a 2 de setembro, no concelho da Guarda, em Aldeia do Bispo, com a exibição de “A Alma de um Ciclista”.
A iniciativa, com organização do Projeto Pontes e o Município do Fundão, “obedece a uma lógica de programação partilhada, não só pelo intercâmbio de filmes entre aldeias, mas também pela sua inclusão nos programas culturais das próprias aldeias”, descrevem os promotores.