Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela arranca hoje com 35 participantes

O Município de Seia organiza a 6ª edição do Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela (FICSE), que começa hoje e termina no dia 28 de agosto no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura.

De acordo com o regulamento, o festival estipula participações a solo, em quatro escalões etários, nomeadamente solistas até aos 9 anos de idade, dos 10 aos 13, dos 14 aos 17 e maiores de 18 anos. No caso de grupos vocais, como duetos, trios, quartetos, entre outros, o escalão será atribuído em função da idade do elemento mais velho.


O Diretor do Festival, Nuno Figueira, frisa que o regresso do evento “mostra que o festival não estava esquecido e se mantinha vivo na expectativa de eventuais participantes que, em Portugal e no estrangeiro, aderiram ao reaparecimento”.

Para além de participantes nacionais, o evento conta, também, com crianças e jovens da Estónia, Lituânia, Ucrânia, México, Bulgária, Brasil, Cuba e Cazaquistão, num total de 35 participantes.

Segundo a página do município, “o desempenho dos participantes do concurso será avaliado por um júri internacional, constituído por personalidades de relevo no mundo da música”.

Ao júri caberá a decisão de eleger o “Grand Prix júnior”, entre os concorrentes do 1º e do 2º escalão, a que corresponde o valor monetário de 400 euros, e o “Grand Prix”, entre concorrentes do 3º e do 4º escalão, no valor de 1000 euros. Os escalões a concurso também serão premiados, sendo que o 1º lugar irá receber um valor de 300 euros, o 2º lugar recebe um prémio de 200 euros e o 3º lugar recebe 100 euros. Os prémios serão atribuídos na Gala de Encerramento do Festival, que decorre no dia 28 de agosto.

O FICSE é promovido pelo Município de Seia, com o apoio da União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros e do Turismo do Centro Portugal.