Candidaturas abertas para apoios a agricultores afetados pelo incêndio

No âmbito de “um apoio extraordinário a atribuir aos agricultores cujos efetivos pecuários foram afetados pelos incêndios”, a Proteção Civil da Covilhã informa, em nota de imprensa, que estão abertas candidaturas para apoios destinados a “proprietários de explorações agrícolas com efetivos pecuários (bovinos, ovinos, caprinos e equídeos) afetados pelos incêndios, nas freguesias no anexo à portaria (Cantar Galo/Vila do Carvalho, Teixoso/Sarzedo e Verdelhos)”.

Segundo o comunicado, a Proteção Civil vai prestar apoio direto e imediato na alimentação, tratamento de animais com medicamentos e assistência técnica, com montantes entre os 8 euros e os 33 euros, nomeadamente para bovinos, caprinos, ovinos e equídeos.


De acordo com a entidade, são elegíveis para beneficiar dos apoios pessoas que “detenham pecuário identificado e registado na base de dados (SNIRA) e, no caso de equídeos, no RNE”.

As candidaturas decorrem entre 17 e 24 de agosto e podem ser submetidas no formulário disponível no portal do IFAP.

O comunicado avança ainda que se encontra disponível, na Câmara Municipal da Covilhã, Juntas de Freguesia e Conselhos Diretivos de Baldios, a ficha de diagnóstico/levantamento de prejuízos causados pelos incêndios de 2022.

Fotografia: Observador