Chamas chegaram às aldeias de Orjais e Atalaia. Viatura dos bombeiros capotou em Sarzedo (em atualização)

Depois de o incêndio chegar a Orjais, durante esta tarde, neste momento, ameaça, também, a localidade de Atalaia. Segundo avança a RTP, as chamas estão a ameaçar várias habitações na zona de Orjais.

Em relação a Belmonte, nas localidades de Gaia e Colmeal da Torre, o incêndio está “controlado”, segundo avança a Proteção Civil de Belmonte em comunicado. Devido à proximidade a Orjais, as chamas continuam a ser controladas por meios no local, sendo que se encontra um reforço na Quinta das Pereiras e na Serra da Esperança para “eventuais projeções que possam vir de Orjais”, pode ler-se no mesmo documento.


Os ventos intensos, bem como as suas rotações imprevisíveis, continuam a ser a preocupação das autoridades que estão no terreno há 10 dias.

Segundo fonte da Junta de Freguesia do Teixoso, estão a proceder à evacuação de pessoas das quintas da Senhora do Carmo, no Teixoso.

A estrada N18 encontra-se cortada ao trânsito entre Orjais e Aldeia do Souto, assim como a M501, nos acessos de Atalaia, Sarzedo e Verdelhos, de acordo com a GNR da Covilhã.

Ainda de acordo com a RTP, capotou um veículo de combate a incêndio florestal no acesso à localidade de Sarzedo. Foram acionadas a Viatura Médica de Emergência e Reanimação e a de desencarceramento.

Estão, a esta hora (18:30), 1276 operacionais no terreno, auxiliados por 411 viaturas e onze meios aéreos.