CICS-UBI adere à rede europeia EATRIS

O Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI) integra, desde final de junho, a rede europeia EATRIS – European Infrastructure for Translational Medicine.

São várias as plataformas que a EATRIS disponibiliza, sendo que o CICS-UBI aderiu a três delas: ATMP (Advanced Therapy Medicinal Products), Biomarcadores e Small Molecules.


Segundo a instituição, a EATRIS é uma infraestrutura europeia que “coloca à disposição da comunidade científica recursos e serviços que permitam melhorar e otimizar o desenvolvimento de fármacos, vacinas e métodos de diagnóstico, nomeadamente instalações, em mais de 127 centros académicos de primeira linha em toda a Europa”, favorecendo, também, a interligação com agências de financiamento público e, consequentemente, traduzir as descobertas científicas em reais benefícios para os doentes.

“Os investigadores que necessitem de apoio especializado poderão contactar a EATRIS que os poderá orientar nas várias etapas dos seus projetos bem como ajudar através de conhecimentos clínicos, biológicos ou tecnológicos”, pode ler-se no site da universidade.

O CICS-UBI é uma unidade de investigação que integra a Faculdade de Ciências da Saúde da UBI.