Incêndio “evolui com muita violência e rapidez” em direção a Gouveia

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), o incêndio que deflagrou na Vila do Carvalho na madrugada de sábado, encontra-se agora a alastrar com”muita violência e rapidez” para a zona de Gouveia.

Recorde-se que no início desta tarde, em conferência de imprensa, o comandante regional de Lisboa e Vale do Tejo da Proteção Civil afirmou que as condições meteorológicas vão continuar a agravar-se até perto das 19:00, o que vai dificultar o combate às chamas, sendo que não excluía a hipótese de o incêndio chegar ao concelho de Gouveia.


Ilísio Oliveira destacou ainda que, neste momento, a situação de maior pressão é “o triângulo que se encontra entre as localidades de Sameiro, Vale da Amoreira e Manteigas”. Relativamente à zona da Covilhã, apesar de se encontrar em fase de rescaldo, o comandante realça que os meios estão “dispostos no terreno para que, caso haja alguma reactivação, possamos resolver a situação de imediato”.

“Tem sido um trabalho extenuante, que exige muito de todos os operacionais, mas os esforços estão reunidos para evitar o avanço do incêndio”, acrescenta.

De acordo com o CDOS, a EN 232 continua cortada ao trânsito entre Valhelhas e Manteigas.

A esta hora (14:45) estão, no terreno, 1140 operacionais, auxiliados por 356 viaturas e 8 meios aéreos.

Fotografia de Miguel Pereira da Silva