FIADA: Artesanato, design, oficinas e música na Feira Nacional de Artesanato e Design da Covilhã

A Câmara Municipal da Covilhã organiza a primeira edição da FIADA, Feira Nacional de Artesanato e Design, de 8 a 11 de setembro no Jardim das Artes, anunciou o município em conferência de imprensa.

Esta primeira edição do certame tem uma componente totalmente nacional, “por ser a primeira e por ser fruto de uma candidatura a apoio do Instituto de Emprego e Formação Profissional”, IEFP, mas a intensão do município “é que este evolua para uma dimensão internacional”, começou por explicar Regina Gouveia, vereadora com o pelouro da cultura, salientando que é a este objetivo futuro que se deve o nome FIADA, acrónimo de Feira Internacional de Artesanato, Design e outras Artes.


O grande objetivo da iniciativa é a “valorização do artesanato e dos artesãos”, frisa a vereadora, acrescentando, ainda, que sendo a Covilhã Cidade Criativa do Design, o objetivo passa também por “colocar em diálogo artesãos e designers”.

Um diálogo de que “ambos devem beneficiar”, disse, especificando que os artesãos “detêm as técnicas tradicionais, que atravessaram tempos culturais e sociais e que é preciso valorizar e preservar” mas que “precisam de atualizar o uso dessas técnicas” e os designers “podem ser fundamentais na inovação” que atualize estes produtos para que correspondam mais “eficazmente e amplamente ao gosto e tendências atuais”.

A feira terá a presença de 40 artesãos, sendo 20 oriundos da região centro e destes, 5 do concelho da Covilhã, explicou ainda a autarca, frisando que a organização teve a preocupação de ter uma presença significativa de stands com trabalhos relacionados com o fio e os tecidos, destaca que haverá ainda outros materiais como o ferro, madeira e barro.

Para além desta componente expositiva, a FIADA terá ainda oficinas diárias, umas promovidas por designers e outras por artesãos e ainda outras com uma componente educativa mais dirigidas a crianças, explicou a autarca.

A música é outra das componentes do certame, que conta com nomes como o “Projeto Pura” dia 8, Luís Trigacheiro dia 9, Nena dia 10 e Filipa Bidarra dia 11, estes concertos têm início marcado para as 22:30.

No dia 8 o certamente terá, ainda, animação pela Filarmónica Recreativa Cortense, no dia 9 pelo grupo de Concertinas de Orjais, dia 10 o Grupo de Bombos Toca a Bombar e dia 11 a tocata do Rancho Folclórico e Etnográfico do Refúgio.

Quanto a oficinas terão lugar sempre às 17:30, sendo que no primeiro dia estará a cargo da artista residente em Extremoz e que trabalha em estampagem sobre tecido, Clara Leitão. Segue-se uma “oficina de introdução e experimentação de técnicas de tecelagem e tapeçaria” pela artesã e design Guida Fonseca. Ana Paula Almeida, do New Hand Lab, apresenta a oficina têxtil “a tradição com futuro”, dia 10, sendo que no último dia terá lugar uma oficina de feltragem dinamizada pela Museu de Lanifícios da UBI.

O certame, com um investimento de 50 mil euros, comparticipados em cerca de 16 mil euros pelo IEFP, vai decorrer no Jardim das Artes, entre 8 e 11 de setembro, sempre entre as 17:00 e as 00:00.

O Secretário de Estado do Trabalho já confirmou a presença na inauguração, no dia 8 às 17:00, momento que terá animação a cargo do Grupo de Bombos da APPACDM da Covilhã.