Município da Covilhã cria linha de atendimento aos afetados pelo incêndio

A Câmara Municipal da Covilhã criou uma linha de atendimento de “modo a que todos os munícipes afetados” pelos incêndios que assolaram o concelho “possam ser ouvidos e aconselhados nos danos e respetivos apoios”, anunciou hoje o município em nota de imprensa, divulgando para o efeito o número 275330688.

No documento, o pelouro da proteção civil municipal, avança que na próxima terça-feira o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, ICNF, o Gabinete Técnico Florestal Municipal e a Agência Portuguesa do Ambiente, APA, “irão percorrer os recursos hídricos afetados pelos incêndios e propor medidas de apoio à sua revitalização”.


Frisa ainda que a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia estão, até ao dia 30, a proceder ao levantamento e sinalização das habitações (permanentes, não permanentes e devolutas, total ou parcialmente destruídas), de modo a informar a CCDR Centro e solicitar um programa de apoio à Construção/Reconstrução das habitações danificadas.

O documento salienta, ainda, que que o município e a DRAP Centro “farão o levantamento de todos os danos/prejuízos agrícolas, bem como as várias infraestruturas (armazéns agrícolas, estábulos de animais, sistemas de rega, maquinarias, tratores, equipamentos…) com vista à criação de medidas de apoio às explorações e produtores afetados”.

Recordar que o incêndio, que teve início no dia 6, em Vila do Carvalho, está em fase de vigilância, no terreno, às 17:30 de hoje, estão 142 operacionais com o apoio de 38 viaturas.