Ministro Guineense visita Covilhã para colher experiência autárquica e cooperação empresarial

O ministro da Administração Territorial e Poder Local da República da Guiné Bissau, Fernando Gomes, esteve hoje reunido com Vítor Pereira, presidente da Câmara da Covilhã, com o objetivo de estreitar laços bilaterais, por forma a realizar naquele país eleições autárquicas e possíveis negócios com empresários da Covilhã, foi divulgado no final do encontro.

Fernando Gomes realça que na Guiné Bissau, em 48 anos de independência, “nunca houve eleições autárquicas” e o seu périplo por câmaras municipais portuguesas tem por objetivo “colher experiências” para as poder realizar.


Nesta matéria defende que os técnicos da Câmara da Covilhã têm experiência e podem ajudar os guineenses. “Se os técnicos da Covilhã forem ao terreno essa formação pode ter um efeito multiplicador”, frisou o ministro, salientando que também os seus técnicos se podem deslocar a Portugal para receber formação.

O importante, frisa o governante “é que os jovens do meu país assumam o poder local, porque nenhum país do mundo se pode desenvolver sem um poder local forte”, afirmou.

Fernando Gomes destaca também que na sua agenda consta, ainda, a área empresarial. Vinca que a Guiné é “um país muito fértil, em diversas áreas, desde a agricultura à construção” e seria “interessante que os empresários da região a pudessem visitar e realizar negócios”, disse

Vítor Pereira deixa a porta aberta às duas formas de cooperação. Diz que os seus serviços irão “afinar possíveis protocolos” e na vertente empresarial, contactar os empresários da Covilhã e da região, “para aferir se há interesse em visitar a Guiné e ver as áreas que serão mais propensas aos negócios”.

Referir que a Guiné Bissau vai iniciar o processo de recenseamento eleitoral em breve, tem eleições legislativas marcadas para dezembro e prevê a realização de autárquicas em 2023 ou 2024.

O governante guineense encontra-se em Portugal para reuniões com presidentes de municípios portugueses. Para além desta reunião na Covilhã, esteve reunido ontem com o autarca de Caldas da Rainha e vai ainda, entre outros, reunir com Águeda, Coimbra, Figueira da Foz e Oeiras.