Os Cronheiros: “3.000 pessoas numa noite. Foi extraordinário”

O evento, que regressou este ano com um novo nome, “superou as expectativas”, avançou António Carriço, presidente da Junta de Freguesia do Teixoso, em declarações à RCC.

Após dois anos de pausa, António Carriço afirma que “é uma grande satisfação, para o executivo e para a comunidade, voltarmos ao que gostávamos de fazer anteriormente”, acrescentando que “as edições anteriores correram bem, mas o objetivo é levar este projeto adiante e cada vez melhor”.


O certame, que antes tinha como designação “Terras do Teixo”, este ano regressou como “Os Cronheiros” e, segundo o presidente da junta, é um nome que “fica perpétuo hoje e para sempre”, uma vez que, “nos tempos longínquos, coronha era a parte da arma construída com madeira do teixo, sendo, portanto, um símbolo do passado”.

Na edição de 2022, o evento contou com cerca de 60 expositores, “o ano com mais stands e mais diversidade”, revelou António Carriço, destacando que, este ano, o certame também recebeu pessoas de várias regiões do país. “Temos pessoas do Norte, de Lisboa e da Beira Interior e isso deixa um presidente e um executivo muito felizes”, afirma.

Em jeito de balanço, o presidente da Junta de Freguesia do Teixoso destacou ainda a presença de 3.000 pessoas na primeira noite do evento, afirmando que “foi extraordinária” e que “é bom as pessoas chegarem aqui e verem o povo na rua”.

O certame realizou-se nos dias 29, 30 e 31 de julho.