PJ detém suspeito de atear 3 fogos em Seia

A Polícia Judiciária da Guarda, com a colaboração da GNR de Gouveia, identificou e deteve o presumível autor de, pelo menos, três crimes de incêndio florestal, ocorridos dias 7, 15 e 18 de agosto, todos junto à zona industrial de Seia, anuncia a PJ em nota de imprensa.

A PJ especifica que o detido, com a idade de 58 anos, é um cidadão de nacionalidade estrangeira, residente em Portugal há aproximadamente trinta anos, reformado e referenciado pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas.


Depois de presente às autoridades judiciárias e sujeito a interrogatório judicial, foi-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva, suscetível de ser alterada para obrigação de permanência na habitação, com sujeição a pulseira eletrónica, logo que as condições técnicas estejam reunidas para tal.

Segundo o documento os incêndios terão sido ateados todos por meio de chama direta, tendo em qualquer uma das situações existido perigo de propagação das chamas, dado o combustível existente no local e por se tratar de todo um período de muito elevadas temperaturas, frisando que “só mesmo a pronta e muito eficaz intervenção dos bombeiros evitou danos de maior gravidade”.

foto meramente ilustrativa