Estrela Xtreme Triathlon: Renato Teixeira e Sara Colaço vencem edição de 2022

A Serra da Estrela recebeu, este fim de semana, o Estrela Xtreme Triathlon, um evento que “desafiou meia centena de atletas a superar-se na modalidade de Half Ironman”, referiu a organização em nota de imprensa.

De acordo com o documento enviado à RCC, Renato Teixeira, do Grupo Desportivo da Goma, e Sara Colaço, do Clube Oriental de Lisboa, foram os primeiros atletas, respetivamente, a cumprir os 1,9 km a nadar a 1400 metros de altitude; os 105 km com 2500 metros de desnível positivo de bicicleta e os 21 km com 900 metros de desnível positivo a correr. Pedro Oliveira, do Vitória Sport Club de Triatlo, e Adelino Sousa, também do Grupo Desportivo da Goma, completaram o pódio masculino.


O vencedor Renato Teixeira terminou o segmento de natação na terceira posição, conseguindo, no entanto, alcançar a primeira posição na transição para a bicicleta, cortando a meta 6 horas, 39 minutos e 43 segundos após a partida.

“Tentei ganhar o máximo de vantagem para depois estar mais à vontade na corrida”, referiu o atleta que pratica triatlo e trail, realçando a beleza do percurso, “que permite usufruir da icónica Serra da Estrela e quase esquecer o esforço”.

Renato Teixeira revelou, ainda, “que o Estrela Xtreme tem muito por onde crescer e muita capacidade para ser reconhecido internacionalmente”.

Depois da prova, que decorreu durante o fim de semana, a organização, representada por Armando Teixeira, diz não ter dúvida de que o Estrela Xtreme Triathlon está “no bom caminho para, muito em breve, ser uma prova incontornável e de referência nacional e internacional, seja pela qualidade paisagística e ambiental do Parque Natural da Serra da Estrela; pelo seu relevo; pela experiência proporcionada ao atleta e a qualidade dos serviços prestados; ou mesmo pelo segmento de corrida, com características de trail, que diferencia este desafio de todos os outros já realizados no nosso país”.