AM Covilhã cria comissão de acompanhamento do plano de revitalização da Serra da Estrela

A Assembleia Municipal da Covilhã aprovou, na reunião de ontem, dia 26, a constituição de uma comissão de acompanhamento dos trabalhos do município e da aplicação do Plano de Revitalização da Serra da Estrela, na sequência dos incêndios florestais.

A proposta de constituição da comissão foi “unanimemente” acordada na conferência de líderes da Assembleia Municipal, constando nela um membro de cada Grupo Municipal e um presidente de junta, o que acabou por ser alterado, depois das críticas na Assembleia.


João Bernardo (CDS), disse que não votaria favoravelmente a constituição de uma comissão em que os presidentes de junta, afetados pelos incêndios, não estivessem representados, sendo “afastados nesta proposta”.

Também o presidente da Junta de Freguesia do Peso e Vales do Rio, Rui Amaro, alertou que os presidentes de junta, não sendo um Grupo Municipal, não tinham representação na comissão. “Qualquer proposta que não inclua os presidentes de junta não será votada favoravelmente”, disse.

A proposta final, aprovada por unanimidade, inclui um elemento de cada Grupo Municipal e os seis presidentes de junta dos territórios afetados pelos incêndios, nomeadamente Cantar Galo/Vila do Carvalho, Ferro, Orjais, Teixoso/Sarzedo, Vale Formoso/Aldeia de Souto e Verdelhos.

A Comissão é constituída pelo prazo remanescente do mandato e remeterá, regularmente, à Assembleia, dados sobre os trabalhos realizados.