ASTA: Peça “O Portão” convida público a refletir sobre conflito entre a consciência e a realidade

A nova peça da companhia covilhanense ASTA – Teatro e Outras Artes, intitulado “O Portão”, que estreia na próxima quinta-feira, dia 8, apresenta uma experiência “intimista” aos espetadores, ao fazer refletir sobre “o que acontece a muitos de nós com aquilo que vamos sendo obrigados a aniquilar ao longo da nossa vida em prol de sermos aceites na sociedade”, refere o diretor artístico da ASTA, Sérgio Novo.

O espetáculo fica em cena durante três dias, de 8 a 10 de setembro, no Teatro Municipal da Covilhã, com sessões diárias às 21:30.


A peça apresenta o conflito interno da personagem Robert, que entra todos os dias num espaço mental onde se encontra consigo próprio, com o Gabriel, “a emoção que Robert lançou no cemitério da sua mente”, juntamente com Ofélia, o “desejo, a paixão e o amor”, descreve a sinopse.

Os lugares para o espetáculo são limitados a 65 espetadores, já que o público estará no palco juntamente com os atores, sendo que “a peça não está feita de forma fechada e com uma mensagem específica, mas sim num contexto imersivo, para que os espetadores possam sentir e criar a sua própria interpretação face aos argumentos que apresentamos”, destaca Sérgio Novo.

Recordar que esta peça conta com encenação de Sérgio Novo e a co-criação e interpretação de António Abernú e Edmilson Gomes, a partir do texto homónimo (Il Cancello) do autor italiano Alessandro Pertosa. A música original está a cargo de Renato Gonçalves, músico natural da Covilhã.

Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Municipal da Covilhã e na TicketLine, com preços entre os 3€ (sócios ASTA, estudantes, Cartão +65) e os 6€.