CMC associa-se à sensibilização e consciencialização da distrofia muscular de Duchenne e Becker

Hoje assinala-se o Dia Mundial para a Sensibilização e Consciencialização da Distrofia Muscular de Duchenne e de Becker (DMD /BMD), uma doença rara que afeta cerca de 250 mil pessoas em todo o mundo.

A Câmara Municipal da Covilhã aderiu à iniciativa, juntando-se ao movimento global de iluminar edifícios classificados com a cor vermelha, com o objetivo de chamar a atenção para a existência da doença.


A Distrofia Muscular de Duchenne afeta cerca de 250.000 pessoas em todo o mundo. A grande maioria dos pacientes é do sexo masculino e, supõe-se, que um em cada 3.500 recém-nascidos sofre da doença, muito poucas meninas sofrem desta doença rara.

Os portadores desta doença veem alteradas as suas capacidades de marcha durante a infância, perdendo na adolescência a capacidade de usar os braços, impedindo-os de realizar normalmente atividades diárias tais como escrever ou alimentar-se. A sua capacidade de respirar também se deteriora.

À medida que crescem, estes jovens sentem cada vez mais dificuldades em respirar e, normalmente, acabam por sucumbir devido a problemas respiratórios ou insuficiência cardíaca.