“Fatela Sónica”: Música alternativa e arte de cariz urbano invadem aldeia a 1 de outubro

“Fatela Sónica” é um evento de música e arte “mais alternativas, de cariz fortemente urbano”, que terá lugar na aldeia da Fatela, no concelho do Fundão, a 1 de outubro.

A denominada “festival” conta com a participação de 10 bandas e tem como país convidado nesta edição de 2022 a França, anuncia a associação Vozes do Côa, responsável pela organização.


Em nota de imprensa especifica que em palco estarão 4 bandas francesas e seis portuguesas e haverá 2 exposições de arte. Uma a decorrer na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, entre 30 de setembro e 15 de outubro. Trata-se de uma mostra conjunta de artes gráficas do artista francês Alteau e da artista portuense Ana Louro. A outra, uma mostra sobre a banda Mata-Ratos, terá lugar no dia do evento, no pavilhão do Anjo da Guarda, na Fatela.

Segundo afirma a associação organizadora, para além de atividades lúdicas destinadas às diversas faixas etárias, é ainda objetivo promover “a participação de mulheres quer na organização, palco e público”, bem como “o diálogo entre a música de cariz tradicional e a contemporânea”, tendo como objetivo final contrariar “ideais habitualmente ligadas ao interior como o isolamento e marasmo cultural”

O evento tem início às 15 horas e pelo palco da Fatela Sónica vão passar as bandas francesas Fracture (Paris), Kapo Blod (Bordeaux), The Dead Ritons (Pontarlier) e 1984 (Metz); e as bandas portuguesas Fatelas (Fatela), (do)Fundo do Poço (Oliveira do Hospital), Crab Monsters (Castelo Branco e Sabugal), Jerónimo & Instantâneos (Valverde e Albufeira), Falcata (Lisboa) e Pink Pussycats From Hell (Lisboa). O evento contará ainda com a atuação do grupo de bombos ‘Os Fatelas’ (Fatela).

Para o público mais jovem terá lugar a projeção de filmes de desenhos animados, jogos recreativos e concurso de desenho, destaca ainda a organização.