Ferrovia: Diminuição do tempo de viagem Covilhã/Lisboa reivindicado pelo PS na AM Covilhã

O Grupo Municipal do PS na Assembleia Municipal da Covilhã reivindica investimento na linha da Beira Baixa que possibilite a diminuição do tempo de viagem entre a Covilhã e Lisboa.

Na intervenção, durante o período antes da ordem do dia, João Flores Casteleiro, frisou que “a Linha da Beira Baixa é hoje a linha ferroviária nacional onde os comboios circulam a menor velocidade média”. Destaca que no intercidades, “a viagem entre a Covilhã e Lisboa não se faz em menos de 3 horas e meia, o que são mais 20 minutos que de autocarro e mais 50 minutos comparando com o automóvel”.


Para o eleito “o comboio nunca será competitivo em relação aos outros meios de transporte enquanto não se fizer o investimento necessário na Linha da Beira Baixa”, frisando que “este projeto deve ser identificado como prioritário e incluído no Plano Ferroviário Nacional, tornando assim possível em 2030 os nossos cidadãos deslocarem-se de comboio da Covilhã a Lisboa, e vice-versa, em 2 horas e 45 minutos”, disse.

Além da diminuição dos tempos de viagem, defende, ainda, que o Plano Ferroviário Nacional, PFN, para 2030 deve “ter como desígnio a promoção da articulação intermodal entre os serviços ferroviários e a oferta rodoviária, nomeadamente através da construção de centrais intermodais nas principais estações da rede intercidades, criando redes integradas tanto em termos de passageiros como de mercadorias, de maneira a que, numa sociedade que se quer cada vez menos dependente do automóvel particular, os transportes coletivos possam efetivamente ser uma escolha eficiente para os habitantes da nossa região”, disse.

A alta velocidade também não pode se esquecida, nem esquecer a região, defendeu João Flores Casteleiro, frisando que a ligação mais rápida a Madrid será sempre por esta região.

“O apelo que faço é que, em nome da coesão territorial, a Beira Interior não seja esquecida no que às linhas de alta velocidade diz respeito. O caminho mais rápido de Madrid a Portugal será sempre pela nossa região. E não nos esqueçamos: Plasencia, que em breve terá ligação de alta velocidade à capital espanhola, é já ali a 100km”.