FIADA: Feira Nacional de Artesanato e Design foi um “êxito”

O balanço da primeira edição da FIADA- Feira Nacional de Artesanato e Design é positivo, a Câmara Municipal da Covilhã frisa, em nota de imprensa, que o certame foi um “êxito”, sendo notório o sucesso da feira, “tanto para os artesãos como para os milhares de visitantes” que passaram pelo recinto.

Os resultados “superaram as expetativas da organização”, nomeadamente na “grande adesão do público às oficinas diárias”, sendo um impulso para a próxima edição, a ocorrer no próximo ano, com a intenção do município de que a feira evolua para uma dimensão internacional.


O evento decorreu entre 8 e 11 de setembro no Jardim das Artes com entrada gratuita e contou com 50 expositores, entre artesãos e entidades institucionais, e focou-se sobretudo na divulgação do saber-fazer e das artes tradicionais portuguesas.

“Além da valorização do património, a FIADA colocou artesãos e designers em diálogo através de workshops, sensibilizando para o potencial do design na produção artesanal, na economia local e no desenvolvimento sustentável dos territórios”, destaca ainda a nota de imprensa.

Na vertente da música, passaram pelo certame nomes como o “Projeto Pura”, Luís Trigacheiro, Nena e Filipa Bidarra.

Esta é uma iniciativa no âmbito da designação da Covilhã como Cidade Criativa da UNESCO em Design, inaugurada pelo Município da Covilhã e contou com o apoio do IEFP.