Grande Rota da Transumância liga Manteigas a Idanha-a-Nova em três jornadas

A Grande Rota da Transumância, é um projeto de desenvolvimento de territórios centrado na transumância e no turismo de natureza. É neste âmbito que, em três fins de semana de setembro, se pretende ligar Manteigas a Idanha-a-Nova.

A primeira jornada, nos dias 10 e 11 de setembro, foca-se no património pastoril de Manteigas. No dia 10, depois do almoço e de visitas ao património fabril daquela vila, cerca das 17:00 terá início a subida para o Vale Glaciar do Zêzere.


O dia 11 começa com um percurso pelo património pastoril do Vale Glaciar seguindo-se a saída, com rebanhos e pastores, em direção ao Covão da Ametade, onde terá lugar o almoço típico.

A segunda jornada, nos dias 17 e 18 de setembro, vai ligar as Penhas da Saúde a Alpedrinha, no Fundão, onde será feita uma visita ao festival “Chocalhos”.

No dia 17 destaque para o percurso com rebanho de cabras desde as Penhas da Saúde até à Bouça, que tem início marcado para as 09:30. No mesmo dia, às 18:00, decorre em Alpedrinha a iniciativa “Conversas Transumantes”. A noite é dedicada ao festival Chocalhos.

Dia 18 o passeio com rebanhos liga o Fundão a Alpedrinha.

A terceira jornada, a 24 e 25 de setembro, tem início na Orca, com destaque para visitas a queijarias e, já em Idanha-a-Nova, uma palestra noturna com pernoita em choças.

Esta é uma rota que se iniciou em 2013, realizando um percurso em várias jornadas, que ligou o território da Idanha-a-Nova à Serra da Estrela. Desta vez é feito no sentido inverso.

Mais informação em https://www.facebook.com/transumancia