Incêndios: Governo afirma que é preciso criar condições “para mais investimento” na Serra

A secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, que ontem reuniu em Manteigas com autarcas, empresários e instituições da região, disse no final que é necessário reparar os danos causados pelos incêndios na Serra da Estrela e criar “novas condições para mais investimento” no território.

“Eu penso que temos duas coisas a fazer no imediato. Desde logo, apoiar estas empresas, de alguma forma reparar os danos causados por estes incêndios, mas, ao mesmo tempo, criar uma agenda para o futuro, criando novas condições para mais investimento, melhor investimento, garantindo sempre a perpetuação da criação de valor”, disse Rita Marques.


Segundo Rita Marques, este encontro serviu para ouvir os empresários, as associações empresariais e os municípios, para aferir os danos dos incêndios e “delinear uma estratégia para o futuro que evite que situações destas possam novamente ocorrer”, e garantir que o turismo “é um contribuidor líquido para o bom dinamismo dos territórios”.

Os empresários presentes “sugeriram várias linhas de ataque”, como apoios de natureza financeira e fiscal para, “de alguma forma, dirimir os estragos, os danos” que os incêndios trouxeram à região “depois de uma pandemia tão aguda”.

A secretária de Estado admitiu que a linha de apoio que deverá ser criada para o turismo na região da Serra da Estrela será de apoio à tesouraria das empresas e também aos novos investimentos, garantindo a criação de novos produtos turísticos “que possam criar mais valor no território”.