GD Mata inicia novo capítulo. Tem sede legalizada e desporto organizado, falta teatro e pavilhão

O Grupo Desportivo da Mata “acaba de concretizar um sonho com 30 anos, conseguiu a legalização da sede social”, disse à Rádio Clube da Covilhã o presidente da coletividade, vincando que este é “um passo importante que abre outras portas”. Elias Riscado falava à margem da cerimónia que iniciou as comemorações dos 61 anos do clube, ontem à noite.

Com a legalização concluída, o clube pode candidatar-se a apoios comunitários para construir o pavilhão desportivo, para o qual já tem o projeto de arquitetura aprovado e avançar para com o processo de utilidade pública para o clube, enumerou o dirigente.


Destacando que a seção desportiva está organizada com futsal (em parceria com a AAUBI), trail e atletismo e funcionarem bem, falta implementar uma seção de teatro e assim realizar “tudo o que se comprometeu” quando assumiu o cargo, frisando que este “será o seu último mandato”.

Sobre o pavilhão desportivo, Elias Riscado frisa que “falta avançar com o projeto de especialidades” e, em paralelo, “com candidaturas a projetos para a comparticipação da obra”.

Ainda em termos desportivos, destaca que “a parceria com a Associação académica da Beira Interior funciona em pleno”.

“Temos todos os escalões de formação, e a equipa sénior com o objetivo de se manter na terceira divisão”, avisa o dirigente, frisando que outros voos não são para agora.

No atletismo o trail “está bem e recomenda-se”, destaca o dirigente, fazendo o natural destaque para o título nacional conquistado por Hugo Alves, no Feirense Backyard Ultra, em que percorreu 28 voltas e um total de 189.7km, estando em vias de seguir para o mundial da modalidade. “Um exemplo”, diz Elias Riscado.

Na cultura a organização, em conjunto com a Câmara Municipal da Covilhã, das Marchas Populares é a joia da coroa desta seção, mas o presidente do grupo gostava que este desse “um passo em frente para recuperar o que já teve”, referindo-se a um grupo de teatro.

Esclarece que nesta altura “há instalações que o permitem, têm dois bons salões multiusos, um deles com palco”, espera, por isso, avançar com a secção em breve.

Na cerimónia de partir de bolo e cantar de parabéns, que iniciou as comemorações dos 61 anos, o presidente da União de Freguesias da Covilhã e Canhoso, Carlos Martins, mostrou satisfação pela dinâmica do clube, em especial na organização das marchas populares que a Junta também apoia.

João Casteleiro, presidente da assembleia geral do clube exortou à união do associativismo no concelho. Reconhecendo que o Grupo Desportivo da Mata é pioneiro em muitas iniciativas, afirmou que “é bom que a Mata espevite outras associações e se potenciem uns aos outros para se fazer mais e melhor”, disse.

As comemorações do aniversário prolongam-se até 15 de outubro. Amanhã, dia 3, o destaque no programa vai para o espetáculo de Stand-Up promovido no Teatro Municipal da Covilhã, com Jorge Serafim, às 21:30.