José Avelino Gonçalves apresenta o seu mais recente livro no Salão Nobre

O juiz vilarinhense José Avelino Gonçalves vai apresentar a sua mais recente obra literária intitulada “A Grande Devassa e outras Histórias”, no próximo sábado, dia 10, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 17h00.

Este é um livro que dá continuidade a “A Grande Devassa – Estórias Judiciais (1820/1920)” numa investigação que conta já com quatro anos, onde o juiz junta o ofício da profissão com a sua “veia arqueológica”, frisa o autor à RCC.


Explica ainda que irá tratar-se de uma trilogia, com pequenas “estórias” invulgares, resultantes de um trabalho de pesquisa e investigação do autor nos arquivos judiciais da zona centro, aquando da sua passagem profissional como juiz nos tribunais de comarca.

A obra conta também com as ilustrações de Cláudia Gonçalves, que “revelam aspetos políticos, económicos e sociais marcantes para a história das vilas e cidades do interior do país”, destaca a nota de imprensa.

O atual juiz desembargador na Relação de Coimbra adiantou ainda à RCC que planeia escrever uma outra obra, mas distanciando-se deste registo, será um “romance histórico sobre a região”, principalmente sobre “a Serra das Estrela, a pastorícia, as fábricas e os serranos”.