Museu do Pão assinala 20 anos com prémio dedicado à investigação científica

O Museu do Pão, em Seia, vai assinalar, amanhã, os 20 anos com a primeira edição de um prémio anual “destinado a evidenciar e a divulgar a investigação científica em torno do pão e dos cereais panificáveis”, segundo a informação avançada pela agência Lusa.

“A celebrar 20 anos amanhã, o Museu do Pão lança a primeira edição de um prémio que será atribuído, trienalmente, a três áreas disciplinares: Nutrição/Alimentação, Engenharia Alimentar e História e Ciências Sociais”, anunciou o grupo empresarial proprietário do espaço museológico em declarações à Lusa.


Este ano, o âmbito do prémio será a Nutrição/Alimentação e podem candidatar-se “investigadores que sejam autores de dissertações validadas de mestrado ou de tese de doutoramento, apresentadas em instituições de ensino superior em Portugal e que se enquadrem na área temática anual do prémio”.

As candidaturas devem ser submetidas até ao dia 18 de maio de 2023, Dia Internacional dos Museus, e serão analisadas por um júri que anunciará o vencedor no dia de aniversário do Museu do Pão, em 2023, numa cerimónia presencial.

O Museu do Pão lança a primeira edição do seu prémio anual, “destinado a evidenciar e a divulgar a investigação científica em torno do pão e dos cereais panificáveis”, como marco dos seus 20 anos de existência.

Os trabalhos submetidos a concurso serão avaliados por um júri constituído por seis elementos: Isabel Sousa (professora no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa), Isabel Dinis (professora coordenadora na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra), Dulce Freire (especialista na área dos cereais e historiadora na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra), Joel Cleto (arqueólogo e historiador), Tiago Quaresma (administrador do Grupo O Valor do Tempo, detentor do Museu do Pão) e Michael Fonseca (panificador no atelier do Museu do Pão).

Inaugurado em setembro de 2002, o Museu do Pão “é uma das maiores referências da museologia em Portugal e o maior complexo dedicado ao tema em todo o mundo”, referiu a empresa proprietária do espaço museológico, em comunicado enviado à agência Lusa.

“É um dos museus mais visitados em Portugal, com a particularidade de estar localizado em Seia, na Serra da Estrela, e acolhe, anualmente, milhares de pessoas que ali gostam de aprender sobre o mais universal dos alimentos, partilhar momentos e reviver memórias”.